A balança – um dos maiores medos das mulheres – às vezes parece não querer colaborar. Nesses momentos, mesmo colocando em prática todos os seus conhecimentos sobre dietas e emagrecimento, o ponteiro insiste em não descer? Cuidado com os produtos que você consome!
A nutricionista Erica Fumagali dá a dica para evitar esse tipo de problema: sempre checar com atenção o rótulo dos alimentos que serão consumidos. “É muito importante estarmos atentos às informações, uma vez que é possível fazer comparações em relação às calorias e às gorduras. Muito cuidado para não cair em pegadinhas, como divergências entre a quantidade de referência na tabela nutricional e o total existente na embalagem”, alerta.
Outro grande erro acontece com as terminologias. Por isso, é muito importante saber qual a diferença entre os produtos diet, light e zero.
A denominação “diet” diz respeito à ausência de açúcar e vem em produtos destinados a diabéticos, o que não quer dizer que a taxa de gordura seja recomendada para quem está de regime. Nesse caso, os “lights” são a escolha certa, pois terão menos calorias do que um produto sem essa indicação na embalagem. Já a nomenclatura “zero” é utilizada quando há restrição ou isenção de algum nutriente (em comparação com a versão tradicional).
Sem exageros
Quer emagrecer? Então, fique atenta para um grande vilão dos regimes: esquecer o prazer de comer. É comum que, na hora de cortar calorias, sobrem apenas coisas “sem graça”. Isso faz com que, em duas semanas, a vontade de seguir em frente com a dieta vá pelos ares.
“Proibir um alimento não é o melhor caminho. É fundamental avaliar a qualidade do que é ingerido ao longo do dia e fazer uma dieta equilibrada em calorias e nutrientes. Sem dúvida, essa é uma solução mais acertada!”, comenta Erica.
Ficar longe dos excessos – mesmo que sejam frutas e barrinhas de cereais – é outro segredo. Programe seis refeições ao longo do dia e procure um profissional (médico ou nutricionista) para acompanhar o processo de emagrecimento.
“Recomendo estimular metas semanais para perda de peso e ter paciência para aguardar os resultados, pois, com a disciplina, certamente eles virão. Algumas pessoas demoram um pouco mais que outras; porém, acima dos objetivos estéticos, a saúde é o maior dos presentes!”, conclui a nutricionista.
Confira a seguir algumas dicas e substituições que podem ser feitas para melhorar o desempenho da dieta que tinha tudo para dar certo, mas que ainda não tem resultados satisfatórios:
A regra de ouro
Não se esqueça de tomar dois litros de água por dia. A dica da nutricionista Erica Fumagali é consumir 300 mililitros de água 30 minutos antes de cada uma das seis refeições necessárias no dia – café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Chá verde
O chá verde é mesmo um aliado poderoso do emagrecimento, mas pode não ter o efeito desejado se consumido na hora errada, sabia? “Logo após a atividade física, pode acentuar a perda de músculo, e não de gorduras! Por isso, deve ser ingerido sempre antes de fazer exercícios”, avisa Erica.
Água de coco
A água de coco ajuda bastante na hidratação e é muito saudável. Mas atenção: um copo tem 50 calorias! Uma sugestão é trocá-la pelo chá verde.
Grãos
A chia é o grão do momento, por ajudar no funcionamento do organismo e provocar uma sensação de saciedade, mas nada de exageros. “Associada à dieta equilibrada e até duas colheres de sopa por dia, pode trazer benefícios incríveis”, comenta a nutricionista. Extrapolar essa quantidade soma calorias demais na sua dieta. O mesmo cuidado, por exemplo, vale para a linhaça e para as misturas de granola com açúcar demais em sua composição.
Pão x bolachas
Cuidado na hora de substituir o pão francês. Com a ilusão de que bolachas de água e sal são pouco calóricas, você pode acabar abusando dessa estratégia. Seis delas já equivalem a um pãozinho! Que tal diminuir a quantidade ou trocar o lanche por duas fatias da versão “de forma” light?
Cuidado com as frutas
Frutas fazem bem, claro, mas nem todas são adequadas para quem quer emagrecer. Laranja, abacate e banana são exemplos calóricos. Troque-as por uma fatia de melão, que tem apenas 19 calorias.
Aliado
O iogurte desnatado é uma “carta na manga” para os momentos em que a fome bate. Em vez de tomar um copo de leite de manhã, que tal trocar por dois potes de iogurte ao logo do dia?
Hellmann’s
Você sabia que uma colher da maionese Hellmann’s tem apenas 40 calorias? Ela é fonte de vitamina E, Ômega 3 e não contém gordura trans. Além disso, existe a versão light, ideal para dar mais sabor à sua dieta!